segunda-feira, 15 de março de 2010

Estado de Guerra

"Estado de Guerra" da tão falada Kathryn Bigelow.

Primeiramente, e tal como já afirmei neste blog, tenho um certo quê de feminista, mesmo se não queimo soutiens... pelo que não posso deixar de ficar contente por ter ganho uma mulher quer o óscar de melhor realizadora, quer o de melhor filme. Tenho dito.

Isto não quer, no entanto, dizer que ache que o filme merecia (nem que não merecia!). Gostei de o ver, gostei imenso dos actores e da fotografia. A criação do suspense no momento em que eles desarmam as bombas está de tal forma bem feita que, a cada cena, achamos que eles vão morrer. E ainda bem que não morre nenhum dos actores principais porque não caímos no sensacionalismo fácil. A fotografia e as imagens em câmara lenta na explosão das bombas e no disparo das armas estão excelentes. Toda a sequência do ataque no meio do deserto e do cansaço por estarem a lutar contra o vazio também é dum realismo assustador. É esta aliás uma das maiores características do filme: a impressão de documentário que passa de uma forma francamente positiva.

Um dos heróis é ao mesmo tempo anti-herói, põe os colegas em perigo sendo depois capaz de os salvar, é incapaz de comprar cereais e não sabe viver fora da guerra - o retrato é bom, mas talvez já se tenha visto.

Não posso deixar de dizer que acho que o facto de o filme ter ganho o oscar de melhor filme não é dissociável do tema politizado e do apelo à sensibilidade do espectador que sabe que neste momento estão vários soldados americanos no Iraque a viver uma história parecida. Não que isto tire o mérito ao filme, mas é um plus.

"Estado de Guerra" é um bom filme, do qual gostei bastante, só não sei se será o melhor de 2009 mas, graças a Deus, não me cabe julgá-lo.

2 comentários:

  1. Também não queimo soutiens... mas é de realçar que esta senhora andou a ganhar prémios aos homenzinhos azuis do ex-marido com aquela figuraça dentro de um Yves Saint Laurent aos 58 anos.
    :D eheh
    Gde bjs
    i.

    ResponderEliminar
  2. Tens razão, filha! Daí q tenha sido o meu primeiro ponto. ahaha Ela deu cartas à séria. O ISL ficava-lhe mm a matar - nota-se que passou muita hora com a stylist a experimentar modelitos. :D

    ResponderEliminar